domingo, 11 de dezembro de 2011

Como manter umas unhas saudáveis

Olá meninas! Hoje vou-vos falar um pouco sobre como podem manter as vossas unhas saudáveis e bonitas.




  1. Um dos maiores princípios para conseguirem ter umas unhas bonitas e resistentes começa no interior, ou seja, na vossa alimentação. Se tiverem uma má alimentação isso vai-se reflectir nas vossas unhas (bem como no vosso cabelo), pois como é uma parte morta do vosso corpo, o vosso corpo vai preferir mandar as proteínas que recebe para outros locais mais importantes. Especialmente a falta de vitamina D e cálcio reflecte-se em unhas frágeis e quebradiças. A solução? Comer fruta (banana em especial), leite e derivados, sardinha, atum e ovos. Apanharem sol diariamente, nem que seja 20 minutos, ajuda a activar esta vitamina. Um truque é partirem um ovo para um recipiente e deixarem repousar as vossas unhas neste uns minutos, para que as unhas possam absorver os nutrientes.
  2. Devem ainda ter o cuidado de não expor as vossas mãos a detergentes e agentes de limpeza, pois podem ser bastante agressivos tanto para as vossas unhas, como mãos. Por isso meninas, usem sempre luvas quando forem lavar a loiça e limpar a casa!
  3. Agora vamos falar de como tratar das vossas unhas. Antes de pensarem em pintar as unhas, devem pensar nas necessidades delas. Usem sempre um creme hidratante na unhas e deixem actuar por algum tempo, tanto para as deixar as unhas, como as cuticulas hidratadas, que assim serão bastante mais simples de tratar, como também será muito mais fácil de remover o verniz que ficar à volta da unha depois de pintarem. Especial atenção a isto se usarem verniz regularmente, pois uma base com proteinas é boa, mas não faz o trabalho todo :) Mais uma forma de manterem as vossas unhas fortes é usar óleos especiais para as unhas que as hidratam.
  4. Quando escolhem os vossos removedores de verniz e produtos para as unhas evitem a Acetona e o Formaldeído, pois estes secam bastante as unhas. Hoje em dia no mercado já há muitos produtos sem estes constituintes que fazem o mesmo trabalho tão bem e que são muito mais saudáveis para as vossas unhas.
  5. Devem sempre usar uma base para o verniz, mesmo que não pintem as unhas com vernizes coloridos. Apostem numa com proteinas, pois para além de manter as vossas unhas mais saudáveis, ainda as protege contra agentes exteriores.
  6. Quando tratam das vossas cutículas, devem puxá-las para trás com cuidado, e nunca cortá-las, pois estas ajudam a proteger as vossas unhas de infecções e bactérias. Há pauzinhos de laranjeira indicados para isto.
  7. Ao limarem as unhas façam-no sempre na mesma direcção e com limas de cartão. As limas metálicas são mais agressivas para as unhas e promovem as estrias nas unhas. Evitem também fazê-lo depois de sair do banho, pois as unhas húmidas são mais quebradiças. Usar os cantos da unhas quadrados também faz com que a unhas mais facilmente quebradas, tentem sempre manter os cantos arredondados.
  8. Para manter as unhas dos pés saudáveis devem ter os mesmos cuidados, e ainda devem ter especial atenção em usar meias de algodão por causa da transpiração. Como os pés são um local muito mais húmidos que as mãos são bastante mais propícios a infecções bacterianas. Evitem também sapatos apertados e se usarem um par de sapatos com regularidade, de vez em quando lavem-no ponham-no a arejar um ou dois dias.




Espero que vos tenha sido útil. Beijinhos e uma boa semana * :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário